Bem vindo ao Workshop A Casa Dos Sonhos! Você vai aprender todos os nossos segredos para decorar ambientes lindos, funcionais e aconchegantes.
Antes de começarmos as nossas atividades dessa semana pedimos que você vá até o seu Mapa dos Sonhos e veja quais são os materiais necessários para explorar de forma artística as perguntas que iremos trabalhar nessa aula.
Para baixar seu mapa dos sonhos, deixe seu e-mail aqui.
Boa Aula!
Os nossos segredinhos de decor vão muito além de colocar um sofá aqui e uma luminária acolá. A nossa Casa dos Sonhos, na realidade nos proporciona:
- Estar em família em lugar só nosso
- Um cantinho para relaxar
- Flores pela casa
- Sala de jantar mais confortável que o melhor restaurante da cidade
- Viver um romance por toda a casa
- Receber amigos e familiares de forma incrível e acolhedora
- Ter um lar que nos abrace depois de um dia difícil de trabalho
Cada um de nós tem um ou vários sonhos que desejamos realizar em nossas casas. Como já dissemos na aula inaugural, a sua casa atual já é a casa dos seus sonhos.
E vamos agora revelar o nosso GRANDE SEGREDO:
Você precisa se concentrar em como você quer se sentir e não apenas sobre as coisas que você deseja ter.
Geralmente o nosso maior sonho surge durante a infância ou adolescência, fases da vida em que temos um desejo muito forte de ser, criar e realizar.
Desta forma iremos começar nossas atividades, respondendo a seguinte pergunta:
Como era a sua casa dos sonhos quando ainda era uma criança?
Calma! Antes de responder pedimos para que você reserve 5 minutos, para fechar os olhos e respirar 7 vezes de maneira lenta e profunda. Feito isso, tente recordar como era a sua casa dos sonhos quando ainda era criança ou qual era o seu maior sonho nessa fase da vida?
Lembrou?
Então é hora de rabiscar, desenhar, pintar, fazer uma bagunça criativa para expressar no papel esse sonho antigo que você acabou de resgatar.
Agora se observe. Observe sua vida e sua casa. Sua vida atual está alinhada com seu sonho de criança?
Vamos nos aprofundar ainda mais nos nossos sonhos. E se você ainda não respondeu nossa pergunta da aula inaugural, responda escrevendo a mão no seu caderno do Workshop:
Como seria a sua casa dos sonhos, se tudo fosse possível HOJE?
Não se preocupe, pare de ler um pouquinho e se concentre em responder verdadeiramente essa pergunta.
Já anotou tudinho? Ótimo, então vamos continuar.
Nossa última lição de hoje é que você faça um Mood Board, com foco total no nosso segredo que já compartilhamos acima com você. Ou seja, busque imagens de como você quer se sentir em casa. Você pode até pegar imagens de ambientes, mas tente perceber qual a parte do ambiente dialoga com a forma como você deseja se sentir em sua própria casa.
CONHEÇA A CASA DOS SONHOS DA JU
Vou falar um pouco sobre a minha casa dos sonhos se tudo fosse possível hoje.
Gosto de casas claras, bem iluminadas, porém sem o sol da tarde entrando. Acredito que a luz do dia banhando os meus cômodos traz luminosidade para minha vida e deixa tudo mais leve.
Aliás, se tem uma palavra que eu gosto muito é VIDA. Casa para mim tem que ter vida. Tem que ter plantas, livros, detalhes que aconchegam. Mais plantas, mais livros, mais detalhes que aconchegam. E também, algumas coisas que trazem lembranças felizes, daquelas que nos fazem esboçar um sorriso no rosto, sabe?
O primeiro passo para partir para a pesquisa de imagens para o modo board é descobrir que elementos trazem essas sensações que você deseja para sua casa. Se você já souber, é só partir para a busca de imagens que possam te inspirar na construção da casa dos sonhos. Mas se ainda não souber, não se desespere! Passeie por várias imagens de referências, olhe para as fotos e se pergunte:
- O que eu gostei nessa foto? Porquê?
- Tem algum amigo meu ou familiar que tenha uma casa que eu adoro? Porque eu adoro essa casa? Que sensação ela me transmite? Porquê?
- Há algo que eu sonho em ter desde sempre? Se liberte do auto-julgamento nessa hora.
Anote as respostas e depois faça as pesquisas tendo essas respostas como base.
Onde pesquisar?
No mood board digital, você pode recorrer às duas ferramentas mais famosas do momento: o Pinterest e o Instagram. Mas eles não são as únicas opções: há o Habitissimo, o Viva Decora, os sites das revistas de decor, e até mesmo, o Google.
Eu fiz o meu modo board de maneira geral, mas é mais bacana se você fizer por cômodos e/ou ambientes, já ficará mais claro e facilitará você no processo de decorar.
CONHEÇA A CASA DOS SONHOS DA THA
Sempre acreditei que o primeiro passo para a manifestação dos nossos sonhos é aprender a viver com o que temos à disposição.
A partir daí olhando para tudo o que construí, para tudo o que tenho e onde estou, pude deslumbrar exatamente como desejo viver. O que de fato importa para mim é como desejo me sentir e viver em minha casa dos sonhos.
Pense na história que você deseja viver e se expresse em seu MOOD BOARD. Essa técnica nada mais é do que estruturar e contar uma história.
Vou dividir com você cada passo que eu dei para criar uma narrativa para os meus desejos mais profundos e criar uma mensagem visual poderosa.
PASSO 1: Se pergunte COMO você gostaria de se sentir na sua casa dos sonhos?
Peguei o meu caderno e comecei a escrever:
“Eu quero sentir a brisa do mar. Eu quero ver a luz entrar. Eu quero um horizonte para admirar. Eu quero o verde para me inspirar”.
PASSO 2: Traduza os seus sentimentos e desejos em imagens
Pesquisar exatamente o que você está sentindo na internet pode ser bem demorado, não é algo tão simples. Por isso indico que você utilize palavras chave. Explicamos melhor essa técnica em nosso e-book Decorar é Sobre se Conhecer.
Utilizando palavras-chave ideias, encontrei uma imagem de um ambiente que sintetizava exatamente a forma como desejo me sentir. Algumas palavras: conexão com a natureza, casa, praia, madeira, campo, árvore, zen, paisagem, amplitude, yoga, feito à mão, terra, orgânico, ancestral, arte e etc.
PASSO 3: Entenda quais são as cores da sua história
Depois de encontrar uma imagem que represente exatamente o meu sonho, o meu próximo ponto de partida é a paleta de cores, só assim sigo para o que vai ter dentro da casa ou me aprofundo em detalhes arquitetônicos. As cores não podem se combinar ao acaso. Usar as cores de maneira bem direcionada logo no início significa poupar tempo e esforço.
Mas voltemos ao meu sonho. As cores que mais dialogam com a minha essência são as que têm tons quentes e naturais.
Desejo que a minha casa seja de madeira e rodeada de vidro, unindo o interior da casa com a natureza exuberante do lado de fora, logo as cores das minhas paredes serão terracota e verde. Eu anseio por um estilo de vida mais lento, trazendo um retorno às raízes da vida e ao que verdadeiramente importa. Então vou trazer o rosa pálido que faz um belo contraste com os tons da terra, além de trazer um toque feminino.
Vou acrescentar uma pitada de amarelo, eu sou uma pessoa bem solar então preciso dessa cor. E claro, não posso me esquecer do azul
A partir do entendimento de como desejo me sentir em casa, tenho mais clareza para visualizar o estilo de vida que desejo ter. O Mood Board, mais uma vez pode ser o nosso guia. O resultado é este aqui:
Ao criar o seu mood board, coloque-o em um espaço onde você possa vê-lo muitas vezes. Desta forma, você irá fazer o exercício de visualização várias vezes durante o seu dia. Caso você tenha optado pelo mood board digital, coloque-o como imagem de fundo de todos os seus aparelhos eletrônicos.
Finalizamos a nossa primeira aula com muito conhecimento sobre nós mesmos. É muito importante que guarde todos os registros que você fez nessa aula, pois eles são uma orientação dos nossos desejos mais profundos.
Você fez já pintou a sua primeira página em branco do seu caderno com a sua frase ou palavra inspiradora, como sugerimos na aula inaugural? Se sim, ótimo. Essa arte será a divisória do primeiro tema que abordamos hoje: Os nossos sonhos!
Se você quiser uma orientação mais profunda sobre seus desejos para a sua casa e como refleti-los na sua decoração, conheça o nosso Projeto a Dois.
Até breve.