01-mapa-dos-sonhos

Semana 2: Lidando com o Medo de Forma Criativa

Às vezes nós temos um medo interior de que nossos sonhos se tornem realidade. Parece mais seguro mantê-los longe, bem lá no futuro.

Como todo processo, a gente precisa desapegar da nossa própria vontade de que tudo seja perfeito. Quase sempre, a forma como as coisas acontecem não são exatamente da forma como nós sonhamos. E com a casa acontece o mesmo.

Nossa casa assume a forma como nossos programas mentais, emocionais e culturais operam. Quando a gente entende esse mecanismo de funcionamento entre a gente e a nossa casa, entramos no caminho que nos permite transformar e corrigir nossos padrões automatizados.

Uma casa com alma é a expressão das sensações e sentimentos de todos que vivem nela. Ou seja, ela é um livro aberto da sua vida e dos seus familiares.

O medo é o fator que mais impede as pessoas a seguirem na direção daquilo que querem fazer. E a nossa casa sente isso, ela não se renova, se o nosso sonho é ter uma decoração colorida, temos que ter coragem para pintar uma parede, por exemplo. O importante é dar um primeiro passo em direção ao o que você deseja. Eu e Ju já recebemos vários relatos sobre o medo de decorar em nossos blogs, por isso falamos de forma mais aprofundada sobre o tema no nosso e-book Decorar é Sobre se Conhecer.

Portanto, na nossa segunda aula, iremos proporcionar ferramentas necessárias para gerar plenitude em seu próprio lar.

Vamos ao Bloco 1 de perguntas do seu Mapa dos Sonhos (caso ainda não o tenha, baixe o seu aqui na captura de e-mail).

Nessa etapa da jornada iremos lidar com os nossos medos.

Pegue o seu caderno ou fichário do Workshop, seus materiais de arte e vamos explorar esse assunto tão delicado de forma lúdica. Vamos nos apropriar da prática criativa para fazermos progressos em nossas ideias, objetivos e sonhos.

Vá para um lugar calmo e seguro para essa etapa.

BLOCO 1: LIDANDO COM O MEDO

1)Responda as perguntas de forma artística, de maneira não linear.

Liberte o artista que há dentro de você. Solte a sua voz, se expresse no papel.

a) Onde eu travo?

b) Quais são os meus medos e crenças limitantes?

c) Por que ainda não tenho a minha casa dos sonhos?

d) Qual é a desculpa que tenho utilizado para não realizar o meu sonho de decor?

workshop-lapiz-decor

Pixabay

2)Escreva uma carta para você

Mesmo sem ter verbalizado os seus medos na atividade acima, eu tenho certeza que você já sabe de todas as respostas acima depois dessa prática criativa. Então vamos registrar isso com palavras?

Mas quero sugerir que você escreva isso de forma diferente. Vamos fazer um exercício de visualização antes.

Feche os olhos por alguns instantes e se concentre na sua respiração por 7 ciclos.

Aos poucos vá se imaginando daqui a 10 anos, imagine você entrando em sua casa dos sonhos, passeando pelo seu jardim ou quintal, admirando cada detalhe que você criou. Imagine-se dentro de casa, você percorre cômodo por cômodo. Você se sente orgulhoso, pois você conquistou a sua casa dos sonhos. Então, vá para o seu cantinho preferido da casa e escreva uma linda carta para você mesmo, nesse tempo do presente: 2016.

Abra os olhos e ESCREVA!

Guarde a sua carta com carinho em seu caderno e leia toda vez que sentir medo.

Saiba que o seu estado de espírito paira onde o seu foco está. Tenha sempre suas ferramentas e seus truques para aumentar a sua autoconfiança.

O seu mapa não fornece respostas, apenas sugere onde olhar. É um meio de descoberta, para ser usado em qualquer tipo de território. É uma maneira de chegar de A para B, às vezes por meio de Z. Então se entregue ao caminho, esteja aberto e divirta-se. Até a próxima semana.

Veja Também:

Aula Inaugural

como-fazer-um-caderno-fichario

 

 

 

 

Aula Semana 1

workshop-a-casa-dos-sonhos-lapiz-decor

 

Deixe seu comentário