Todo projeto de decoração deve partir da criação de um “briefing”, ou seja o perfil dos moradores. Mesmo que o ambiente em questão seja para você mesmo.
Seus desejos, anseios, interesses, habilidades, história e até o temperamento devem ser considerados na hora de pensar em um ambiente. É por isso que fizemos todo um trabalho de olhar para os nossos sonhos, o que já temos e nossas preferências durante as 5 semanas do Workshop A Casa dos Sonhos. Com todos os exercícios práticos que resolvemos temos o nosso“briefing” que em inglês significa “instruções”, ou seja, um direcionamento direto das preferências de cada pessoa, para que possa ser proporcionado o maior bem-estar possível!
Se você deseja decorar um ambiente que é utilizado por toda família, além dos exercícios feitos nas semanas anteriores, deve-se considerar:
- Membros da família, sexo, idade, hobbies;
- anseios, necessidades pessoais e conjuntas;
Pense sobre como você vive em sua casa e como ela pode trabalhar para o seu bem estar e da sua família. Somente após esse exercício, o processo de criação pode começar de forma eficaz. A definição do “O que”, “Para quem”e “Onde” fornecerá diretrizes para a decoração. Essa autoanálise é o primeiro passo para alterar paradigmas, conceitos, mantendo a mente aberta para soluções criativas e inovadoras.
Em nosso livro Decorar é sobre se conhecer, trabalhamos com uma premissa importante: A sua casa tem que trabalhar para você e não ao contrário.
Ex.: Suponhamos que você tenha o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa e substituí-los por um chinelo ou uma pantufa. Você precisará reservar um espaço na entrada para deixar o chinelo e acomodar os sapatos das visitas.
Priorize os hábitos de cada um, de modo a garantir que os futuros ajustes da decoração da sua casa atendam as necessidades de cada um.
Segue um trechinho do nosso e-book e algumas perguntas para você se conhecer melhor:
“Por isso é importante colocar na ponta do lápis todos os seus hábitos. Pegue o lápis e faça esse exercício: tire todos os seus hábitos e suas necessidades do automático e coloque-os no papel. Tente fazer a lista o mais detalhada possível. Quanto mais você souber sobre si mesmo e sobre seu dia a dia, mais fácil será fazer a casa trabalhar para você.” Trecho do livro Decorar é sobre se conhecer.
Costuma receber visitas? Com que frequência? Elas costumam aparecer em grupos grandes ou pequenos?
Cozinha em casa? Com que frequência?
Costuma fazer as refeições em família, na mesa de jantar?
Precisa ter um cantinho para orar, meditar?
Costuma tirar os sapatos na porta, ao entrar em casa?
Após o estudo dos hábitos e costume dos moradores será necessário uma análise do ambiente. Dimensões, materiais existentes, elementos arquitetônicos, pontos elétricos e etc. Você poderá também fotografar o cômodo, isso ajudará a ter uma noção espacial maior do ambiente. Mas por enquanto é só. Durante essa semana você terá muito o que fazer para entender seus hábitos, na próxima semana voltamos com dicas para analisar o seu ambiente.
Compartilhe conosco quais são os seus hábitos aqui nos comentários ou publique no instagram com a hashtag #lapizdecor
Caso você tenha perdido as nossas primeiras aulas, ei-las aqui: