Agora que chegamos na reta final do workshop e você já tem uma ideia bem clara de como é a casa dos seus sonhos e o que deve fazer para alcançá-la, é hora de fazer o planejamento financeiro e colocar todos os custos no papel para fazê-lo caber no seu bolso.
Para isso, você terá que se fazer algumas perguntas:
- Quanto eu tenho para investir na decoração?
- O que posso reaproveitar e o que terei que comprar?
- O que tenho que comprar pode ser comprado em lojas de segunda mão, resgatado de amigos e familiares? Ou tem que ser novinho?
- Qual é a minha prioridade? – Suponhamos que você deseja uma cadeira Emes e um tapete persa, mas os dois não cabem no seu orçamento, e você terá que escolher, qual você escolheria?
- Complementando a pergunta acima, qual será a solução para o item rejeitado? Trocar por um modelo mais em conta ou esperar para comprar quando a grana der uma respirada?
- Vou pagar todos esses itens à vista ou pretende parcelá-los? – Caso opte pela segunda opção, lembre-se de ter em mente o quanto pode pagar por mês e somar os valores das parcelas, tomando o devido cuidado para não ultrapassar o valor que você mesmo determinou.
- As modificações para a minha casa dos sonhos envolve serviços? – Como serviço pode entrar pintura, marcenaria, colocação de papel de parede, etc.
- Esses serviços, posso executá-los sozinha, ou terei que contratar um profissional?
- Antes de chamar um profissional, vale a pena sondar com amigos e familiares se há alguém que saiba fazer e possa me ajudar?
Agora que você já se fez essas perguntas, pesquise. Pesquise não só os preços mas também a qualidade. Pense no custo x benefício. Às vezes o mais barato tem uma qualidade tão sofrível que você terá que trocar antes mesmo de acabar de pagar as parcelas. Avalie isso afim de não ficar desestimulado com a sua casa dos sonhos no meio do caminho. =)
Coloque tudo isso no papel. Se preferir, pode fazer uma tabela no excel, no word e afins. Coloque as opções de preço, e vá somando. Veja se está tudo dentro do seu orçamento. Caso não esteja, você tem duas opções: pesquisar mais e ver se encontra produtos e/ou serviços mais baratos, pesquisar tutoriais e ver se há mais coisas que você mesmo possa fazer, ou então, voltar às perguntas 4 e 5.
Feito esse dever de casa, é só partir para as compras, colocar a mão na massa, contratar os serviços e ser feliz com a sua nova casa dos sonhos! Uhuuuullll!
Semana que vem voltamos com a última semana do nosso workshop!
E para quem perdeu as semanas anteriores, ei-las aqui: